[firebase-br] Servidor Espelho

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Jul 14 19:34:09 -03 2005

Com o valor de memória de massa despencando como está eu sugiro a vc avaliar o seguinte, antes da opção de arquivos Shadow.

1) Um servidor para seu banco de dados com configuração de RAID com cópia espelho para outro disco na mesma máquina.

O RAID vai fazer o mesmo que o shadow com a vantagem de não haver o significante decréscimo de performance no banco.

Esta primeira solução somente assim como o Shadow sana somente o problema de se o disco principal der problema. Sendo que não vai resolver se caso por exemplo seu processador fritar como já foi mencionado, pois pelo visto vc não quer o servidor fora do ar.

2)Um segundo servidor do qual fosse um servidor de apoio com uma réplica do teu banco de dados (vc tem que fazer replicação sugiro avaliar o IBReplicator). devidamente configurado para alta prioridade de disponibilidade automatizada no caso de o primeiro servidor morrer ele assumir o papel.

Vale notar aí um aspecto que não foi sitado ainda que em sua aplicação clente deve estar escrita de maneira tal que se não houver conexão com o primeiro servidor em "X" tentativas de conecção é por que, provavelmente ele esta fora do ar e deve se conectar ao segundo servidor.

O Firebird já tem a opção de usar o Alias do banco direto do servidor sem a necessidade da aplicação cliente saber onde está localizado fisicamente o banco, com caminho e tudo mais daí é só manipular a localização.

Vou fazer testes com o shadow...... pois, eu li o artigo sobre shadow e fala que degrine a performance em até 20%, como fasso tudo via trigger,sp vou testar antes...mais acho que essa fai ser a solução.Grato a todosMarciano Bandeira