[firebase-br] Ajuda Com Este Relacionamento

Allan Elias Ramos aersoftware em terra.com.br
Qui Jul 14 17:00:25 -03 2005

Oi pessoal, tudo bem? Olha só, estou com uma dúvida quanto a como fazer esse relacionamento de tabelas no Firebird. Pretendo fazer um site em PHP/Firebird. Espero que vcs possam me ajudar. Ele vai funcionar mais ou menos assim:

Pequem o padrão do site abaixo como exemplo. Ele é dividido em 5 campos. A idéia é fazer um banco de dados de gibis publicados no Brasil. Essa tela abaixo é pra funcionar assim:

http://www.guiahqbrasil.8x.com.br/principal.htm

Quando ela entrar, será listada todas as "Editoras" cadastradas. Quando uma editora for selecionada, na tabela seguinte ele vai listar todos "Personagens" cadastrados. Quando um personagem for selecionado, na tabela ao lado irá listar todas as "Revistas" que esse personagem aparece. Quando uma "Revista" for selecionada, irá listar abaixo todas edições dessa revista onde o personagem anteriormente selecionado aparece.

Bom, o final não precisa ser dito pq daí é mais facil e a dúvida se concentra entre "Personagens", "Revistas" e "Edições".

Pois bem, quem lê gibis ou coleciona sabe que eles são publicados aqui diferentemente do que são publicados originalmente nos EUA. Lá, cada revista é de um personagem e geralmente tem 1 história só. Aqui funciona como colêtaneas, onde são publicados, 2, 3 ou 4 personagens por revista. Vou pegar uma bem variada como exemplo:

Universo Marvel, tem 4 histórias dos personagens: Hulk, Quarteto Fantástico, Thanos e Vingadores.

Se eu botar um relacionamento normal na tabela, eu cadastraria o Hulk, e depois cadastraria a revista Universo Marvel, linkada ao Hulk. O problema é, se eu selecionar "Quarteto Fantástico", ele não irá listar a revista "Universo Marvel", pq ele não esta linkada nela.

Eu penso que, pra cadastrar uma Revista, eu tenha que salvar nela todos personagens que compõe ela, assim como pra cadastrar uma edição da revista, eu tenha que salvar todos os personagens que aparecem nessa edição.

Mas aí surge outro problema, esse tipo de revista, tem o mix variado. Daqui a 10 edições, por exemplo, os personagens podem mudar. A solução seria editar a revista e inserir os personagens?

Bom, pra fazer esse tipo de relação, de personagens na revista e personages na edição, eu preciso de mais uma tabela ou mais duas tabelas? uma pra revista e outra pra edição? Como eu poderia contruir elas?

Desculpe o longo texto, mas tentei explicar o máximo possível.

Agradeço desde já a ajuda de todos. Abraços..

Allan Elias Ramos