Re: [firebase-br] Servidor Espelho(Topico Replicacão )

Qui Jul 14 12:16:37 -03 2005

Experimente o ReplicadorBR ou o IBReplicator.

Há dicas no site do Cantu sobre como utilizá-los.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)
Apucarana - Paraná
----- Original Message -----
From: "JoseCarlos" <josecarlos em coopertral.net>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, July 14, 2005 11:25 AM
Subject: Re: [firebase-br] Servidor Espelho(Topico Replicacão )

Eduardo Jedliczka (e demais participantes da lista),

Muito completa a sua explicação. A indicação para o TEAMFB foi muito válida.

No item A sobre replicação voce escreveu...

>a) Replicação - É uma alternativa extremamente interessante, e esbarra
>apenas no tempo de sincronização. Há ferramentas (gratuitas e pagas) que
>funcionam muito bem. Como tudo é feito com triggers, há uma perca razoável
>de processamento em rotinas de inclusão/alteração (mas não nas consultas) o
>que não compromete sua utilização.

Com base no exposto acima, eu possuo uma rede com tres Classes IP's
distintas e ligadas entre si da seguinte
forma:
rede A - ip 192.168.0.xxx -
             rede Ethernet 100 Mbps -
             Servidor Firebird SS 1.5 -
             Banco de dados da minha Aplicacao(BD1) por exemplo. Acessado
por 20 Maq.
             2 placas de rede fazendo o roteamento para Rede C e B.

rede B - ip 10.10.10.XXX - rede wireless 11 Mbps
              Simplesmente serve para ligar as duas redes.(Link de 7 Km)

Rede C - ip 192.168.10.XXX -
               rede Ethernet 100 Mbps
               Servidor Firebird SS 1.5 -
               Banco de dados da minha Aplicacao(BD1) por exemplo. Acessado
por 15 Maq.
               2 placas de rede fazendo o roteamento para a rede A e B.

O firebird, o meu programa e a rede estão todos funcionando perfeitamente.
O banco de dados(BD1) é o mesmo nas duas redes.
Os usuários da Rede A trabalham com inclusão/Edição dos registros o dia
todo e os
usuários da Rede C trabalham basicamente fazendo leitura destes registros e
impressão de relatórios.
Hoje mantenho a base atualizada para todos fazendo Backup duas vezes ao dia.

Estou pensando em montar uma replicação de dados para que fique de forma
automática e parar de fazer os backup's.

Quais ferramentas utilizar para fazer este tipo de replicação entre pagas e
Free ?
Como efetivar esta replicação ?

Obrigado

José Carlos