[firebase-br] Servidor Espelho

Marciano Bandeira marciano.bandeira em bol.com.br
Qui Jul 14 08:54:22 -03 2005

Olá Otto

Não seria caçar passarinhos com um canhão não, seria ter um sistema a "prova
de bala".
Sou meio leigo nessa parte pra me aprofundar muito na discussão.
Por enquanto optarei pelas opções mais simples e fáceis, como o Shadow.
Mais se isso for possível com FB logo logo terei meu sistema a "prova de
bala"

obrigado a todos pela atenção e ótimas opiniões.
Marciano Bandeira

----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, July 13, 2005 8:22 PM
Subject: Re: [firebase-br] Servidor Espelho

Meu único contacto com clustering foi com o Novell Cluster Services ao me
preparar para atualizar minha certificação CNE para NetWare 6.x. Segundo
estas fontes um sistema clustering básico envolve dois ou mais servidores,
software NCS (Novell Cluster Serives) 1.6 (instalado em cada servidor), um
sistema de discos compartilhado, e um canal de alta velocidade entre eles.

Há conceitos como nodo mestre, que é o primeiro servidor habilitado num
cluster NCS ao qual é atribuido um endereço IP. O nodo mestre atualiza as
informações transmitidos entre o cluster e eDirectory e monitora a saude dos
outros nodos do cluster. Se o nodo mestre falhar, o NCS migra o endereço IP
para outro servidor no cluster, e este servidor se torna o nodo mestre.
(...)
O nodo mestre monitora as batidas de coração de todos os outros nodos no
cluster para determinar se ainda estão vivos. Simultâneamente cada escravo
num cluster contínuamente monitora as batidas do coração do nodo mestre.
Se o nodo mestre falhar em enviar batidas do coração dentro de oito segundos
(o nível de tolerância default), os nodos escravos criam uma nova Visão dos
Membros do Cluster. Ao mesmo tempo, a Visão antiga  é mantida pelo nodo
mestre.
etc etc
Num determinado momento há uma eleição entre as Visões, a antiga, e a nova.
Se a nova ganhar, é enviada uma pílula de veneno (poison pill) para o nodo
mestre destuido.
O processo é muito complexo, e para quem quiser de aprofundar, exige estudos
especializados. Há, no final, mecanismos para neutralizar tanto falhas no
sistema de arquivo autônomo (cada servidor tem hd e memória só para uso
local, não para uso comum), quanto entre os servidores.
Tenho certeza que não é isto que você quer, pois seria literalmente caçar
(figuradamente) passarinhos com canhão.
Não conheço os detalhes, mas tem-se escrito muito na lista sobre replicação,
e talvez seja a solução para o que você está visando.
[]'s
Otto