[firebase-br] Servidor Espelho

Giovani Benedetti Penha giovani em cooperval.com
Qua Jul 13 15:45:07 -03 2005

Mas o duro é que, nesse caso, se queimar o processador, por exemplo, o
servidor pára de qquer jeito.. Resolve só pra problema no HD mesmo.
Eu sugeriria um servidor com outro espelhado. O problema é que fica uma
máquina inutilizada na empresa (ou seja, a que vai ficar de "estepe"
para o servidor principal). Existe uma maneira em Linux de você utilizar
alta disponibilidade, ou seja, um servidor mestre e um escravo
monitorando. Se aquele pára, este toma seu lugar. Existe uma forma
inclusive de "espelhar" o HD do mestre no escravo, utilizando um
aplicativo chamado DRBD (Distributed Replicated Block Device). Mais
informações (muito boas, por sinal) em:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=52&pagina=7
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2135
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2477