[firebase-br] Bug grave no Firebird

Fernando Machado fm-sistemas em fm-sistemas.com
Qua Jul 13 10:49:32 -03 2005

Desculpem mas como participante da lista me acho no direito de opinar a
respeito desse "problema":

Na minha opnião a nossa função (Analista; Programalista; Programador;
Aprendiz enfim...) é exatamente ao desenvolver um sistema, tenha ele a
complexidade que tirver, a de, além de fazer todo o processamento
nessessário é lógico, digo isso me referindo ao "input" (Tela/Janela x
Digitador), fazer com que essa pessoa que vai colocar as informações no BD,
vai rechear o sistema com os dados, não tenha como errar, por mais que ela
tente. Eu sempre digo que o mais complicado em programar é prever aquela
situação que, em todos os exaustivos testes não acontecem, mas lá na
produção "aquele" digitador cria e dá um erro e taí o bug no teu sistema.
Por isso em todas as "telas/janelas/forms" eu formato todos os Edits e
Maskedits com os tamanhos do Banco, isso é o mínimo que temos que fazer, até
uma String muito longa não formatada no "edit" vai ficar cortada lá no BD. É
um cuidado primordial e obrigatório. Portanto se é bug ou não eu não sei,
mas para um programador/Analista cuidadoso e atento isso não vai ser
problema. (se querer gerar discórdia e nem ofender ninguém, só a minha
humilde opinião).

abraço

Fernando