[firebase-br] Firebird no linux Kurumin

João Cadilhe jcs1 em oxall.com
Ter Jul 12 18:59:35 -03 2005

Para instalar o firebird no Linux Kurumin (Testado em versões 3.x, 4.0 e 4.1
do Linux Kurumin):

1 - Certifique-se de estar conectado com a internet.

2 - Baixe e instale o editor Vim (indispensável para instalar o firebird.):
     apt-get install vim

3 - Baixe e descompacte  o arquivo de instalação do Firebird 1.52 SS para
Linux (tar.gz).
     (se não quiser ir para linha de comando nesta etapa, você pode clicar
com o botão direito do mouse
    sobre o arquivo (no gerenciador de arquivos do KDE e escolher
descompactar na opção Ações))

4 - No terminal (de preferencia logado como root  vá para o diretório onde
os arquivos de instalação
foram descompactados e execute: ./ install.sh

5 - Siga as instruções de instalação.

6  - Após a última etapa o firebird já deve estar instalado e rodando.

7 - Para Conferir (no KDE) pressione Ctrl+Esc e verifique na lista de
processos se o firebird está em execução.

O Firebird (1.52 SS) roda bem melhor no Linux do que no Windows.

Se voce quiser aumentar ainda mais o desempenho, procure desativar serviços
desnecessários,
e deixar o servidor rodando em modo texto que fica show.

Para rodar em modo texto no Kurumin usei: sudo chmod -x /ext/init.d/kdm
para reverter use: sudo chmod +x /ext/init.d/kdm.

Para verificar em modo texto o consumo de recursos (memória, processamento,
etc.)
use o comando top (Consegui deixar o kurumin com o firebird rodando e
consumindo, inicialmente, apenas 46 mb de ram - este valores aumentaram na
medida que os usuários começaram a conectar e trabalhar com o banco, mas o
consumo de recursos da máquina sempre foi muito inferior a um servidor
rodando Windows).

Atenciosamente.

João Cadilhe.

"luiz carlos" <lczani em yahoo.com.br> wrote in
message news:20050712145420.89775.qmail em web50006.mail.yahoo.com...