[firebase-br] Campo Auto-Incremento Sem Perda da Seqüência..

Allan Elias Ramos aersoftware em terra.com.br
Ter Jul 12 16:44:19 -03 2005

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim..

Olha, não sei se tem algum jeito de fazer isso, mas minha dúvida é a seguinte:

Pra criar um campo auto-incremento no Firebird, é necessário um Generator e uma Trigger. Isso eu sei fazer, e consigo também gerar o número no campo antes de salvar o registro (eu preciso disso pq preciso desse código). Mas assim, se eu criar um novo registro e não salvar ele, por acaso eu cancelar a inserção de dados, esse código gerado se perde, por exemplo.

Código 1 - Salvo
Código 2 - Salvo
Código 3 - Cancelado
Código 4 - Salvo

A idéia seria não perder o código 3, ficando assim:

Código 1 - Salvo
Código 2 - Salvo
Código 3 - Cancelado
Código 3 - Salvo

Eu sei q, por exemplo, no Access ele funciona assim.. quando um código gerado automaticamente não é usado, ele nao é descartado, é guardado pra uso posterior.. tem como fazer isso no Firebird?

Só pra deixar claro, quero esse funcionamento só no caso de um cancelamento na inserção do registro. Sei que, quando um registro é deletado, o código não pode mais ser aproveitado.

Agradeço desde já a ajuda.. abraços..

Allan Elias Ramos