[firebase-br] Firebird no linux Kurumin

Giovani Benedetti Penha giovani em cooperval.com
Ter Jul 12 13:19:26 -03 2005

Luiz Carlos,

Ainda esses dias instalei um, não sei se vou me lembrar de todos os
passos, mas vamos lá:
1) Baixe o pacote .rpm do instalador
(http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.rpm)
2) Baixe o alien, que converte de .rpm pra .deb:
apt-get install alien
3) Use o alien (no diretorio onde vc baixou o Firebird):
alien -d FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.rpm
4) Será gerado um arquivo .deb. Instale-o com
dpkg --install FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.deb
5) Para iniciar o servidor, digite:
fbserver&
6) Para parar o servidor:
killall fbserver
7) Para verificar se está rodando:
ps aux | grep fbserver
Se aparecer uma linha com fbserver no final, então ele está rodando :)

Também dá pra instalar via:
apt-get install firebird-ss
(se não me engano), mas tentei aqui e não deu certo. Pelo método do rpm
deu certo.
Execute todas as operações como root. E baixe o .rpm em um diretório com
sistemas de arquivos nativo do linux (ReiserFS ou ext3). Quando eu
baixei o arquivo em uma partição Windows (FAT32), não deu certo a
conversão .rpm pra .deb.
É isso! Estou sem linux aqui agora, mas qualquer problema posta novamente!

[]´s
Giovani Benedetti Penha