[firebase-br] Duvida simples de backup

Eder Ribeiro eder.rib em gmail.com
Seg Jul 11 08:30:40 -03 2005

Wagner,

    Ao copiar seu .GDB/.FBD, se houver conexões ativas, provavelmente vai
ocorrer uma corrupção no seu banco de dados. Sem contar que há muitas
vantagens num Backup/Restore:

    Extraído de um artigo da Firebase
(http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=331):

 Um backup/restore fará o seguinte :
  a.. As páginas do banco de dados usadas pelas tabelas e índices serão
alocadas continuamente.
  b.. Índices são recalculadose as árvores são reconstruidas.
  c.. A seletividade dos índices são recalculadas para todos os índices.
  d.. As páginas TIPs (transaction information pages) contendo transações
velhas e transações atuais são descartadas e o número das transações são
resetados.
  e.. Todas as versões da metadata são resetadas para 0 (alguns objetos
podem ser iniciados com 1 ou 2). O IB/FB permite 255 alterações de um
registro em uma tabela do sistema.
  f.. Todas as páginas não utilizadas são descartadas.
  g.. Não existirá back versions ou deltas ou records.
  h.. Não existirá páginas de índices de garbage.
  i.. Executará todas as tarefas que são executadas por um sweep com uma
única conexão.

Eder Ribeiro