[firebase-br] 100% CPU

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sáb Jul 9 19:02:00 -03 2005

Erick,

O Client do FireBird não é ThreadSafe, ou seja, não suporta muitas
requisições paralelas (concorrentes).

Em outras palavras a GDS32.Dll (ou sua irmã mais nova) podem apresentar
vários problemas quando há Timers ou acesso concorrente, e podem "congelar"
(não travar, apenas demorar para responder).

Em determinadas condições, isto pode fazer com que o servidor perca muito
processamento (testando a conexão com o cliente, ou re-enviando pacotes).

Outra coisa, UDFs são as principais causas de travamentos e consumo
excessivo de CPU do FireBird, se você utiliza muito, tome cuidado (ou
procure conhecer bem como a UDF trabalha)

Por outro lado, é absolutamente normal que numa consulta pesada, com joins,
e milhões de registros envolvidos e alguns comandos de agregação, a CPU ser
utilizada totalmente durante alguns instantes (poucos segundos). Se o banco
está rápido, entenda isto como normal....

[s]

Eduardo Jedliczka
Apucarana - Paraná