[firebase-br] Driver DbExpress UIB. Ajuda urgente

Otto ottofuch em terra.com.br
Sex Jul 8 21:39:30 -03 2005

Vou fazer uma pergunta boba:
como você cria um banco de dados vazio dentro do Delphi?  Primeiro, um
esclarecimento: com o dbExpress  é impossível criar bancos de dados, seja no
Delphi, seja no Kylix, seja no C++ Builder. Eric Harmon (Delphy/Kylix
Desenvolvimento de Banco de Dados) é curto e grosso (página 33): "Você não
pode usar Execute Direct para criar um banco de dados Interbase". Depois
explica um atalho para contornar a situação.  Sobre o dbExrpess escreve
(página 7) " dbExpress é a mais nova tecnologia de acesso a banco de dados
da Borland, suportado tanto pelo Delphi quanto pelo Kylix".

Quanto ao C++ Builder, eu sempre fui usuário do C++ e depois do C++ Builder
3 e 5. Passei para o Delphi 6 exclusivamente por causa do Kylix.  Cheguei a
comprar o
C++ Builder 6, mas como não consegui fazer a versão C++ do Kylix funcionar
no Linux, passei para o Java. Mas comprei alguns livros sobre o C++ Builder
6, e por exemplo, no livro  Borland C++ Builder 6 Developer Guide (Jarrod
Hollingworth, Bob Swart, Mark Cashman e Paul Gustavson, editora SAMS, 2003),
o capítulo 12 trata do Data Access with dbExpress. Lá consta:
"(...)
C++ Builder supports both the VCL (Visual Component Library- native for
Windows) and CLX (Component Library for Xplatform - both for Windows and
Linux at this time). Although dbExpress is classified as a cross-platform,
it can be used in both VCL and CLS applications.

A paleta de componentes dbExpress no C++ Builder 6 é idêntica `a do Delphi
6. Quanto a drivers desenvolvidos por terceiros, fornece a URL
http://bdn.borland.com/article/0,1410,28371,00.html
da Borland, onde ainda não constava nada sobre o Firebird (livro publicado
em 2003). Quanto a um driver desenvolvidor me C++ menciona o driver para
Informix:
dbExpress driver name dbExpress for Informix
Platforms supported Windows 9x/NT/2K, Linux
Database supported Informix 7,9
Language used C++
Download URL http://www.luxena.com/download.htm

Quanto ao Firebird, talvez o mesmo driver que serve para o Delphi sirva para
o C++ Builder 6. Para a versão Firebird 1.03 certamente o driver do
Interbase 6 serve.
100+
Otto