[firebase-br] Pesquisa com letras acentuadas

André de Camargo Fernandes andrei em lightcomm.com.br
Qui Jul 7 18:12:32 -03 2005

Boa noite,
Uma forma de fazer isso seria buscar usando a função to_ascii , que
retira a acentuação.

Mais fácil seria com um exemplo, imagino eu, assim suponho haver uma
tabela chamada "usuario"
com a seguinte estrutura:

usuario
cod       integer
nome    varchar(80)

Nessa tabela pode haver acentos, maiúsculas e minúsculas, então uma
busca ignorando isso (para achar
ANTONIO, como mencionado abaixo)  seria:

select cod, nome from usuario where lower ( to_ascii (nome) ) like
'%antonio%';

Espero ter ajudado,
André.