[firebase-br] URGENTE!!!! Firebird no Slackware 9.0

Daniel K. P. Rezende daniel em sistemasmedicos.com.br
Qui Jul 7 17:38:48 -03 2005

Querida Claudia,

    Agora seu problema parece ser com a rede mas a principio, mas deixar
isto de lado, afinal, vc nao esta tentando acessar o banco localmente ?
    Vamos lá...
    Certifique-se que o FB esteja rodando.. a maneira mais pratica é ver
se ele está escutando a porta 3050 (porta padrao caso vc nao a tenha
alterado).. para isto digite:
        netstat -ln | grep 3050
    Certifique-se de que esteja escutando, vc deverá ter o seguinte
output...
    Veja na prática:

root em smed:~# netstat -ln | grep 3050
tcp        0      0 0.0.0.0:3050            0.0.0.0:*               LISTEN
root em smed:~#

    Isto significa que esta rodando. Agora vamos tentar conectar ao
banco, como disse anteriormente, é um teste local, entao nao precisamos
definir IP e o mais impressionante... tchan tchan tchan tchaaammmm...
nao precisamos nem mesmo definir usuario e senha (SYSDBA???). Vamos
novamente a pratica:

root em smed:~# cd /opt/firebird/bin/
root em smed:/opt/firebird/bin# ./isql
Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
SQL> CONNECT /opt/firebird/banco/smed5.fdb;
Database:  /opt/firebird/banco/smed5.fdb
SQL>

Pronto, estamos conectado ao banco localmente.. tudo pronto para comecar
os trabalhos.
Ah, nao preciso nem dizer que o fato de podermos conectar ao banco
localmente sem senha torna a seguranca um pouco mais dificil de se fazer
mas no entanto nem um pouco mais vulneravel. O linux tem um otimo
sistema de permissoes que pode acabar com este problema. Claro que nao
pode deixar ninguem logar como root neh... Espero poder ter ajudado em
algo, qualquer coisa, estamos ai...
    Abracos...

Daniel K. P. Rezende