RES: [firebase-br] Seria correto? (Questão de análise)

Adelson R. Longo adelsonlongo em gmail.com
Qua Jul 6 08:50:38 -03 2005

Prezado Francisco,

	Simples, caso o cliente tenha apenas um documento não haveria
problema do campo "Cli_Codigo" ser PK e FK na tabela "Cad_Doc_Cliente", mas
, se houverem mais documentos para um mesmo cliente será necessário uma PK
com chave dupla, tipo:

"Doc_Cli_Codigo + Doc_NroDoc".....

...onde "Doc_NroDoc" seria um seqüencial...

	Abraços,

	Adelson R. Longo

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Francisco Thiago
Enviada em: terça-feira, 5 de julho de 2005 17:37
Para: FireBase
Assunto: [firebase-br] Seria correto? (Questão de análise)

Caros amigos,

O patrão me fez uma pergunta que me deixou com uma pulga atrás da orelha.

Considerem a seguinte extrutura:

(Cad_Clientes)
Cli_Codigo (PK)
Cli_Nome
Cli_Tipo

(Cad_Doc_Cliente)
Cli_Codigo (Pk | Fk)
Clid_....
Clid_...

A tabela de Clientes tem os dados comuns a todos os cliente. Porém, de
acordo com o título, este cliente terá alguns dados a mais. Quando fomos
eleger a Pk desta tabela filha (Cad_Doc_Cliente) pairou a dúvida no ar

1- É interessante fazer um campo Fk e Pk ao mesmo tempo?
2- É mais interessante manter um outro campo código para Pk e ter um segundo

campo como Fk e com um índice único? (para manter o relacionamento 1-1)

O que vocês me dizem?

[]'s

Francisco Thiago de Almeida
Enter&Plug Sistemas
Divisão: Desenvolvimento / Banco de dados
Franca - SP