[firebase-br] CEP - De novo!

Wagner Teixeira wag_tei em yahoo.com.br
Seg Jul 4 22:07:49 -03 2005

Eu concordo com o seguinte, não a pirataria, mas a base é apenas dados de cidades e estados do Brasil, o que não devia ser restrito a cópia;

Evandro <vansiqq em oi.com.br> escreveu:Cantu,

Não queria entrar na história, principalmente pq concordo com vc na posição
de q qq maneira de se pegar uma ferramenta que seja paga gratuitamente é
considerada pirataria.

Entretanto, ao utilizar este argumento ao responder um destes pedidos na
lista Delphi-BR, recebi do Walter (Moderador) a seguinte mensagem, que
transcrevo abaixo. Me diga qualquer coisa a respeito. Mas observe bem: eu
não estou questionando sua atitude como moderador da lista. apensas fiquei
intrigado com as respostas dadas ao Walter pelo proprio pessoal do correio.

Eis a mensagem:

< Evandro,

A um ano atrás, mais ou menos, quando eu ainda moderava a delphi-br, eu
entrei em contato com a ECT para obter exclarecimentos a respeito desta
questão. O que recebi foi uma chuva de informações esencontradas a respeito
do mesmo. De começo foi um tal de me joga pra lá e me joga pra cá no
telefone que eu vou te contar! Quando consegui uma informação válida, eles
disseram que o código CEP não é propriedade dos correios e sim da
prefeitura. OU seja, liguei pra eles pra obter uma informação X e eles me
passaram uma informação Y que nada tinha haver com X.

No início deste ano, eu tornei a entrar em contato com os correios, me
passando por um analista de sistemas mesmo querendo comprar o CD de
localidade deles. Nisto eu questionei varias coisas, dentre elas, a respeito
da possibilidade de eu usar o conteúdo do produto para implementar em meus
projetos. Mais uma vez me passaram informações dúbias a respeito do assunto.
Me falaram que a base constante na mídia adquirida nos correios, eu não
posso usar ela fora do CD para nenhum outro propósito. O cara aínda me
sugeriu fazer uma importação dos dados para minha base particular e assim eu
poderia usá-la sem problema algum. Ou seja, eles não pemitem você usar a
base oficial mas pode pegar o conteúdo dela e passar para sua base
particular, uma vez que eles afirmam que o código CEP não é propriedade
intelectual fechada e sim aberta (livre para outro uso, que não dos
correios).

Então a questão está neste pé. Nós aqui na lista iremos coibir o tráfego da
base oficial, mas se alguem aqui tiver sua propria base de CEP´s não
poderemos impor restrições visto que o proprio fabricante não o faz.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchagas em telemont.com.br
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200

> Fim da mensagem.

Fico no aguardo de uma opinião sua.

Um forte abraço.

Evandro Siqueira