[firebase-br] Cantu : O Livro da Helen Saiu o nao sai ?

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Jul 3 06:10:13 -03 2005

Andrei Luís Wrote: Caro colega RedDevil,

Andrei Luís Wrote: Me perdoe se te aborreci com algo.

RedDevil Write: ola Andrei Luís (so sorry, mas eu tenho uma piada
particular, a qual diz que todo LuiZ que se preZa, se escreve com final Z...
eu me chamo LuiZ "RedDevil" Stefanski...;o), na boa, eu nao sei do que voce
esta falando...

Andrei Luís Wrote: Imagino que você esteja falando do meu post do dia 30/06
com o assunto "Dúvida com IBO - IB_LookupCombo".  Se for esse o caso,
deixe-me esclarecer-lhe:

RedDevil Write: eu vi esse post durante uma tarde, ele me chamou a atençao
porque dizia respeito ao meu querido IBObjects (se voce tambem curte o
IBObjects, seria o "nosso" querido IBObjects...;o) mas de noite (eu
visualizo as msgs da lista durante a tarde, mas o meu provedor nao permite
que eu responda, pois, se eu responder, o meu e-mail fica algo tipow:
reddevil em netvisual.com.br, e esse e-mail nao existe e nao eh aceito pela
lista, devido a esse fato eu somente respondo a noite, quando eu baixo as
msgs aqui, na minha machine, e ate tem algo a ver, pois um Devil que se se
preza age apenas durante a noite...;o), mas de noite, quando eu vi que
estava tudo okeyz, ate fiquei feliz por isso... algo a menos com o que eu me
preocupar... tipow uma alma a menos para salvar...
;o)

Andrei Luís Wrote: 1 - Sou um programador muito limitado, manco mesmo!
Divido o meu tempo de trabalho entre programação e manutenção de micros para
completar o orçamento mensal, e  não consigo me aprofundar tanto
quanto preciso e gostaria em Delphi + FB. A minha intenção é de chegar um
dia a trabalhar somente com programação.

RedDevil Write: na minha opiniao, voce eh um excelente programador...

Andrei Luís Wrote: 2 - Devido ao item nr 1, dúvidas as vezes muito simples,
como meu
outro Post do dia 30/06 sobre computed by, são resolvidas com um pouco
+ de conhecimento das ferramentas que uso. No dia 30/06 descobri que o
IB_Query tem campos calculados e um evento onCalculateFields....
Simples, mas só fui descobrir com a ajuda de outro colega na lista IBO
internacional.

RedDevil Write: eu recorri a essa lista, a IBO Support, apenas uma vez (o
meu lance de escrever em english nao eh la essas coisas...;o), mas, como eu
me viro legal na leitura do english, eu uso bastante essa lista para
consultas...

Andrei Luís Wrote: 3 - Voltando a msg sobre "Dúvida com IBO -
IB_LookupCombo". Depois que
postei a msg na Firebase, 'lembrei' da lista internacional do IBO e postei a
mesma mensagem lá, vide
http://groups.yahoo.com/group/IBObjects/message/36137
a qual foi respondida pela Helen Borie, vide
http://groups.yahoo.com/group/IBObjects/message/36139
Bem, depois de chegar no escritório, ler a msg da Helen, por em
prática as idéias dela no meu sistema, ver que funcionou, postei uma
msg agradecendo a Helen e respondendo algumas perguntas dela, vide
http://groups.yahoo.com/group/IBObjects/message/36141
E atenção, esta minha última mensagem foi as 14:56 daquele dia. As
14:59, postei uma msg na lista da Firebase com a solução que foi
apresentada pela Helen, com o objetivo de colaborar com a lista. Já vi
outras pessoas fazerem isso, e sempre achei uma coisa legal de se
fazer para enriquecer a lista, aparentemente me enganei.... Ah, e por
sinal, tenho que fazer uma retificação na solução daquele problema,
mas, sei lá o que você vai pensar... tô com medo de levar mais
pedradas depois dessa....

RedDevil Write: a Helen eh fera naquela lista, tipow ela esta em todas...
;o)
e, falando de listas, eu tambem estou inscrito na lista (linux-br), a qual
eh uma lista moderada, diferentemente da nossa querida FireBase, na qual os
proprios membos sao "moderadores", e eu participei em uma boa na (linux-br),
sem nenhum galho, ate o dia em que eu postei uma msg la divulgando a
primeira ediçao da http://www.dbfreemagazine.com.br, sendo que essa msg foi
liberada, postada na lista, mas eu recebi uma advertencia do Mr. Zago, na
qual ele me falou que a minha "assinatura" (IBObjects forever...;o) era
muito grande, que as regras de "netiqueta" ("sub-produto de rock, sera um
tipo de nhoque? alguem me de um toque do que quer dizer?" by Intelligence
...;o) limitam a assinatura em ate 4 linhas, mas a (linux-br) permite ate 10
linhas, sendo que se a assinatura for maior do que 10 linhas, a msg eh
vetada, entao eu procurei pelas regras da lista (linux-br), no final das
msgs, e o link estava quebrado, eu informei isso a ele e ele me agradeceu
por te-lo informado disso, e me passou o link correto, o qual foi corrigido
no final das msgs... e ele tambem me orientou no sentido de evitar "thanks"
na lista, a somente fazer isso quando a historia toda estivesse resolvida,
quando entao eh ate "politicamente correto" postar uma msg com o subject
tipow: "problema tal [soluçao]", sendo que nessa msg a gente pode fazer uma
explanaçao sobre qual foi a resposta que resolveu o "problema tal" e
agradecer aqueles que colaboraram para a "soluçao"...
portanto, se voce tiver algo a acrescentar, que venha a ser util para qq
alma, nao se sinta inibido por minha causa...

Andrei Luís Wrote: Então veja bem caro colega, eu não tinha resposta para a
pergunta que fiz... Não tenho tempo sobrando pra fazer palhaçada.

RedDevil Write: putz, por falar em tempo, eu estou me demorando demais nesta
viagem...

Andrei Luís Wrote: Se misturei os assuntos, por favor me corrija.

RedDevil Write: eu nao posso te corrigir porque nao faço a minima ideia do
que voce esta falando...
;o)

Andrei Luís Wrote: E, se possível continuemos com esta conversa em PVT OK?

RedDevil Write: eu nao vejo necessidade de algo assim... nao tenho nada a te
falar que nao poderia ser dito agora, em aberto, e tambem nao sinto nenhum T
("t" grande...;o) no sentido de falar contigo em pvt...

Andrei Luís Wrote: Desculpa novamente qualquer coisa,

RedDevil Write: sou eu quem te pede desculpas por nao ter entendido
patavinas do que voce esta falando ae... por acaso voce nao esta com a
consciencia pesada, tipow a adrenalina em alta? eu as vezes entro em umas
viagens desse tipow, mas basta uma conversa com uma psicologa que o lance
passa...

Andrei Luís Wrote: Andrei

Andrei Luís Wrote: PS. Parabéns pelo material sobre IBO em sua página, minha
'iniciação'
no FB foi facilitada por ele. Foram os primeiros exemplos que rodei de IBO e
me ajudaram muito.

RedDevil Write: eu me lembro de quando voce começou a se deliciar com o
IBObjects, tipow voce postou uma msg aqui na lista dizendo que os exemplos
que acompanhavam o IBObjects sugeriam que se usasse "insert into", e que os
exemplos da FireBase (os meus, yeah...;o), sugeriam que se usasse "insert",
eu ate tentei responder a esse teu post, mas acabei me enrolando todo, e o
"nosso" Cantu (tem aquele outro, o Cantù, o tal das "biblias de delphi"... o
"nosso" eh mais tri...;o) salvou a patria, te respondendo que podia ate ser
com "insert", contanto que fosse com Query, e nao com Table, conforme eu
tinha falado que o IBObjects ate que daria conta do recado...

RedDevil Write: em suma, eu nao faço a minima ideia de que em qual viagem
voce entrou, maaasss, conforme diz aquele ditado: "se a banana se ajustou
legal, senta!!!"...
;o)

[]s
força sempre.