[firebase-br] Cantu : O Livro da Helen Saiu o nao sai ?

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Sáb Jul 2 14:44:15 -03 2005

Souza<adilsonieq em itelefonica.com.br> escreveu:
> Olá.
> Sou novato na lista e gostaria de contar com a colaboração de todos.

Bem, primeiro passo em qualquer lista de discussão, é não fazer
"hijacking thread", coisa que infelizmente acontece bastante, ou seja,
ao mandar mensagens com assuntos novos, não dê um reply numa mensagem
já existente, nem que você troque o assunto, pois alguns programas de
news, webmails, etc acabam agrupando as msgs erroneamente...

> Trabalho com Delphi e Access, tenho um interesse muito grande de migrar para
> o firebird.

Ótima escolha.

> Tenhos algumas curiosidades sobre o firebird e vou expô-las, caso alguém da lista possa me orientar em relação a elas eu ficarei muito grato:
>
> 1) O firebird pode ser usado com a tecnologia datasnap do delphi?
Sim

> 2) Para efetuar a pesquisa de itens em uma tabela com mais de 500.000(quinhetos mil itens) a resposta é instantânea?
Sim e não. Tenho uma base com cerca de 280.000 registros, acessando
via rede em um servidor Linux, se eu fizer um Select campo1,
campo2,.... from tabela  leva uns 20 ou 25 segundos pra retornar todos
os registros. Mas isso é loucura, você não precisa trazer 280.000
registros para o cliente... Já um Select campo1, campo2, ... from
tabela where campo1 like '%ANDREI%', o resultado (algumas centenas de
registros) veio de imediato. E um where com '%....%' castiga um pouco
o banco... Ou seja, vai depender de como você montar os seus selects e
configurar o acesso, entre outros fatores.

> 3) Tem um kit cd de utilitários firebird/interbase é um bom material para iniciantes em firebird?
Te poupa o trabalho de garimpar o material na internet, além de ter
alguns materiais exclusivos. Um kit desses não é imprescindível, mas
ajuda um bocado.

> 4) Onde posso participar de treinamentos para utilização do firebird?
A Firebase é referência no Brasil quando o assunto é Firebird, e
presta consultoria direta bem como tem ministrado cursos sobre
Firebird, mais detalhes no site da Firebase

> 5) Tem alguma ferramenta para migrar do access para o firebird?
Baixe o Interbase DataPump (li a respeito no livro Firebird Essencial,
baixei e aprovei).
http://www.clevercomponents.com/downloads/datapump/dpdownload.asp
Usei ele pra migrar tabelas do Paradox, você pode usar conexão BDE ou
ADO para migrar suas tabelas.

> Antecipadamente eu agradeço a todos pelas orientações que receberei.

> Obrigado.
> Adilson.

De nada,

Andrei