[firebase-br] Bug do Firebird

Eduardo Jedliczka edujed em gmail.com
Sex Jul 1 11:49:18 -03 2005

Este tipo de select é capaz (facilmente) de derrubar o servidor FB.

Quando o servidor cai de forma tão abrupta, não é impossível que um banco se
corrompa. Perceba que não estou dizendo que é comum corromper, estou dizendo
que pode corromper raramente, mas pode.

O banco de dados é bom, e tem poucos problemas graves, naturalmente, cabe ao
desenvolvedor ajudar (muitas vezes seria mais como não atrapalhar) o banco.

Um select bem escrito, comparado com um select mal escrito, é um exemplo
clássico de uma resposta rápida ou de vários minutos de agonia (para ver se
o servidor não vai cair).

[s]

====================
Eduardo Jedliczka
Apucarana - Paraná

From: "Felipe Giotto" <felipe em metasoftware.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, July 01, 2005 9:34 AM
Subject: [firebase-br] Bug do Firebird

Ae, galera!!!

Enquanto tentava ajudar o Cássio, acho que descobri um bug violento no
Firebird!!! Talvez o meu SQL esteja mesmo errado, mas o SELECT que eu rodei
destruiu a minha conexão com o banco!!! Depois de rodar esse SQL:

select count(*) from bancos having count(*) not in (select cont from CUPOM)

a minha conexão com o banco fica totalmente inutilizável, eu não consigo
mais fazer nada... Nem listar tabelas, nem abrir dados, metadados nem o que
quer que seja... Eu sempre recebo a seguinte mensagem: "internal gds
software consistency check (can't continue after bugcheck)"... o campo CONT
da tabela CUPOM é um número inteiro com uma trigger que incrementa um
generator e preenche seu valor.... Alguém sabe o que pode estar acontecendo
ou esse é realmente um bug do Firebird 1.5 que realmente destrói a conexão?

Testei com 3 bancos diferentes em dois computadores diferentes... Um com
Firebird 1.5.0 e outro com Firebird 1.5.2... Testei no SQL Explorer e no
IBOConsole.....

Obrigado e um abraço a todos,

Felipe ;-)