[firebase-br] Novidades e Ajuda

Felipe Giotto felipe em metasoftware.com.br
Sex Jul 1 11:50:16 -03 2005

E ae, pessoal!!

Tenho uma boa notícia e uma dúvida...

A dúvida é a seguinte:
Estou tentando inserir um registro em uma tabela, consultada através de uma query.. Só que a query retorna uma inner join entre duas tabelas.... O esquema é mais ou menos assim: Minha query faz um select como esse:

SELECT *

FROM TESTE T

INNER JOIN TESTE2 T2 ON T.COD=T2.COD

Na exibição, tudo ocorre normalmente... O problema é quando eu quero chamar um Append na DBGrid e inserir um outro registro.. No meu caso, o registro inserido alterará somente a tabela TESTE (que possui os campos NOME e COD).... Os campos PROFISSAO e COD da outra tabela não serão utilizados... Estou utilizando Delphi7 com componentes do dbExpress:

SQLConnection <-- SQLQuery <-- DataSetProvider <-- ClientDataSet <-- DataSource <-- DBGrid

Alguém pode me ajudar com mais essa??? :D

Bem, agora vamos para a boa notícia... Consegui compilar a DLL para retornar o número de usuários de um banco, e estarei disponibilizando para o pessoal da lista assim que deixá-la utilizável e com menos gambiarras!! :-D Espero que esse seja o início de um grande projeto que auxilie todos nós, desenvolvedores de IB/FB a realizarmos facilmente algumas tarefas do dia-a-dia!!!

Um abraço a todos,

Felipe Giotto ;-)