[firebase-br] Bug do Firebird

Felipe Giotto felipe em metasoftware.com.br
Sex Jul 1 09:34:07 -03 2005

Ae, galera!!!

Enquanto tentava ajudar o Cássio, acho que descobri um bug violento no Firebird!!! Talvez o meu SQL esteja mesmo errado, mas o SELECT que eu rodei destruiu a minha conexão com o banco!!! Depois de rodar esse SQL:

select count(*) from bancos having count(*) not in (select cont from CUPOM)

a minha conexão com o banco fica totalmente inutilizável, eu não consigo mais fazer nada... Nem listar tabelas, nem abrir dados, metadados nem o que quer que seja... Eu sempre recebo a seguinte mensagem: "internal gds software consistency check (can't continue after bugcheck)"... o campo CONT da tabela CUPOM é um número inteiro com uma trigger que incrementa um generator e preenche seu valor.... Alguém sabe o que pode estar acontecendo ou esse é realmente um bug do Firebird 1.5 que realmente destrói a conexão?

Testei com 3 bancos diferentes em dois computadores diferentes... Um com Firebird 1.5.0 e outro com Firebird 1.5.2... Testei no SQL Explorer e no IBOConsole.....

Obrigado e um abraço a todos,

Felipe ;-)