[firebase-br] Questões sombre o IBO

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Seg Jan 24 18:52:44 -03 2005

Olá Amigo uiz "RedDevil" Stefanski !!! Tudo bem????

Espero que este e-mail vá com muita luz, força e
harmonia para tua vida !!!

Amigo. Venho por meio deste, discutir contigo alguns
aspectos do IBO, já que você é uma pessoa que se não
for a mais versada que eu conheço "excluindo-se o
Jason W. da qual não vai ter tempo de me ajdar", é um
dos que mais mais conhece na nossa língua. Nunca usei
realmente o IBO, realmente em projetos grandes, exceto
talvez, uma  vez da qual por pressa minha e
desconhecer o produto detestei de início... "lembrava
os componentes do BDE". acho que cheguei a discutir a
respeito contigo, acho que era sobre a parte que era
descnente de TDataSet e sobre Query + UpdateSQL. Acho
que na época vc não entendeu que eu estava me
referindo aos componentes descendentes de TDataSet,
por que, no nativo não possui UpdateSQL.

Ao que indica no IBO a própria TIB_Query já trata os
Updates automáticamente.

Mas constatei uma coisa, o Cantu sempre falou que no
IBX se nós dessemos um commit em uma transação,
fecharia os datasets ligados àquela Transação. Pois
bem, constatei que usando IBO isso também caontece.
Usei uma IB_Connection, uma IB_Transaction, uma
IB_Query e por último uma IB_DataSource e observei que
toda vez que desse commite na transação de update e
insert ou delete em uma determinada tabela do IB 7.5 a
uery fechava e por conseguinte os demais componentes
nativos.

Agora eu pergunto, neste caso, o segredo seria marcar
a propriedade de auto-commit da IB_Transaction para
True sempre? por que observei que neste caso a query
não fechava observe aí que foi um commit e não um
commit retaining (que também tem no IBO não só na IBX,
portanto, ao que parece isso não é uma implementação
da IBX mas do IB/FB).

Se sim ele não estaria aí dando sempre um commit
retaining  no banco o que poderia fazer ficar lento ou
começar a dar problemas de dead lock se a transação
ficar pendente aberta por muito tempo?

Outra coisa

Qual a diferença real entre

'IB_DataBase' da paleta IboAccess e
'IB_Connection' da paleta IBOCore ????

por que o motivo de 2 componentes de conexão ao banco?
qual avantagem de um sobre o outro?

Obrigado e até a próxima!

Marcelo Fortes.
Bom minhas questão basicamente é a seguinte,