[firebase-br] LOG DE DATABASE

João Ricardo joao_ricardomp em yahoo.com.br
Qui Jan 20 12:46:18 -03 2005

Marcos,

vc está querendo fazer um log do que é inserido, alterado ou excluido no
banco de dados? Vc pretende fazer isso em outro banco ou pode ser no mesmo?

Se for isso que vc pretende fazer, vc pode relacionar todas as tabelas
que vc pretende ter um log, cria-las no seu banco de dados com um
indicador no nome. Ex: TB_LOG_FINANCEIRO. Essa tabela deverá ter os
mesmos campos da tabela de origem. Crie um campo em cada tabela de log
ex: tipo_operacao (0 - inclusao, 1 - alteracao, 2 - exclusao) onde vc
poderá registrar que tipo de operação foi feita na tabela de origem.
Lembre-se que é importante vc ter registrado o usuário nas tabelas de
origem.
Para gravar na tabela de log vc poderá criar triggers after insert,
after update e before delete. Dessa forma vc poderá garantir toda o
histórico de movimentação em suas tabelas.

Espero ter ajudado se é que é isso que vc precisa.

Atenciosamente,
João Ricardo
Analitec Informática