[firebase-br] Algumas leves duvidas :-)

Jorge Henrique Aguiar jorginho em tauruslocacoes.com.br
Qua Jan 19 17:34:00 -03 2005

Vc deve criar um generator. Programei em Clipper mto tempo e posso te dizer
de todo coração que a arquitetura do clipper não chega aos pés da do FB.
Arquivo DBF hoje é considerado um mero repositório de dados. A filosofia de
BD mudou muito e, nos dias de hj, pra ser um BD de verdade tem q oferecer
recursos como PK´s, FK´s, SP´s, etc...Apesar de eu ter bd´s em Clipper
rodando com mais de um milhão de registros, sinto-me a vontade para
compará-lo.

Para criar o generator:
CREATE GENERATOR CLIENTES_ID

vc pode fazer uma trigger para colocar o ID do cliente automaticamente:

create trigger CLIENTES_ID for Clientes
active before insert position 0
as begin
  if (new.id is null) then new.id=gen_id(CLIENTES_ID,1)
end;

Moleza... Observe q a função GEN_ID usa o seu generator pra gerar um ID pro
cliente, incrementando em 1 por causa do ",1)"...
[]´s