[firebase-br] Collate e Character Set

Pha-Lista lista em pha.com.br
Qua Jan 19 05:17:26 -03 2005

> Bom o seguinte tenho algumas duvidas sobre Collate e Character Set, e se
> alguem pudesse me ajudar seria de grande valia.
>
> Gostaria de saber primeiro qual seria a diferença em eu usar o set character
> WIN1252 ou ISO8859-1, e quando seria recomendável usar um ou outro. Imagino
> eu que o primeiro (WIN152) seja para uso excluisivo de banco de dados quando
> o servidor for windows e o outro pode ser utilizado para Linux, por exemplo.

Tecnicamente são identicos, o WIN1252 tem alguns caracteres a mais, só que no meu Windowns, não são visiveis, talves em outro idioma.

> E ambos definem o grupo de caracteres validos para entrada em campos char e
> varchar, para alguns paises da europa, nao aceitando acentos e "ç". Me
> corrijam se estiver errado por favor.

Não, eles definem os caracteres de uma determinada pagina de codigo (idioma)

PS: Você pode utilizar um ou outro, o ideal é utilizar o mesmo nas estaçoes e no banco, pois se forem diferentes as consultas ficam mais lentas (Teste feito com o IBO)

> A segunda pergunda é quanto ao Collate PTBR  do Character Set Win1252) e o
> O collate PT_BR do Character Set ISO8859-1. Alguem ja esta usando eles?

Sim.

PS: O PT_BR é identico ao WIN PTBR, pois foi baseado no mesmo, ao contrario do PT_PT e o PXW_INTL850 que são diferentes.

> Já estao bastante confiaveis para uso em sistemas reais?

Até o momento nenhum problema relatado, o unico problema é que o mesmo ainda não é oficial e não vem com o FB, quem sabe na versão 2.

> Alguem sabe como instalar?

Igual ao FB original, leia o arquivo leia-me.

> E a terceira e ultima pergunta, qual é a diferença em os collate por exemplo
> PT_PT e outros da mesmas character set. Teoricamente, por exemplo o PT_ôõ

Muitas, são os collates que definem a ordenação e a forma de busca da maioria dos comandos.

Exemplo. O PT_PT não considera alguns caracteres como espaco, virgula, traço, etc.

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil