Re: [firebase-br] meio e política para backup

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qua Jan 19 08:15:38 -03 2005

Bruno, já vi sim drives de ZIP dar problemas, e é muito fácil causar ou
eviar os problemas...

A maioria de nós, acostumados com o Disquete tradicional, e metido a saber
tudo, não leu no manual do usuário que "tentativas de inserir o disco com o
leitor desligado podem danificar o aparelho!" ou que o disco "deve ser
inserido com cuidado", ou seja, "sem força"!

Os externos são ainda mais frágeis devido aos tombos causados pelo descuido
ou desatenção de seus proprietários.

Mas cá entre nós, eu prefiro perder 1 leitor de Zip-Drive por ano (estou
exagerando bastante, já que temos conhecimento de leitores externos com mais
de 10 anos de uso quase diário) e ter certeza de voltar um backup pela
confiança da mídia, do que gastar R$ 2,00 por dia num CD-R ou R$ 7,50 por
mês num CD-RW e ficar na mão na hora de voltar um backup.

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR