[firebase-br] FB 1.52 + Win98 + rede = Erro -902 : "Acesso negado a rede"

"J. Luís Schiavo" jls01 em terra.com.br
Ter Jan 18 22:46:14 -03 2005

Olá pessoal,
Estou tentando config. meus sistema para rodar em rede com "servidor" e
estações Ruindows 98, mas estou
tendo problemas para acessar o BD no servidor. Quando rodo minha aplic.
recebo o erro -902 "Acesso negado a rede".
Primeiro Complicador:
Estou tentando rodar com protocolo NetBIOS, não config. TCP/IP porque as
estações acessam internet via ADSL e estão config. com IP dinâmico.

Segundo Complicador e pior:
Meu cliente tem uma rede Novel 3.algumacoisa (desatualizada) e não
pretende se desfazer dela tão cêdo  :-(

? Será que é a Novell que está bloqueando o acesso à rede? (porta 3050) ?
Se for, tem alguma maneira de driblar isso?
OU ...
? Tem como usar IP fixos e as máquinas continuarem a acessar internet
via ADSL?

Por favor, preciso com urgência resolver este problema!
Desde já agradeço qualquer dica.

J. Luís