[firebase-br] Queda de performance

Caio Oliveira news em caiosis.com.br
Ter Jan 11 11:21:56 -03 2005

Mauro Spader wrote:
> Tinhamos um servidor firebird 1.5 RC8. Esses dias fizemos um backup/restore para a versão 1.5.2 final, e trocamos todos os clients. Não sei o que houve mas o rendimento caiu. Tem horas que todo mundo trava, e tem horas que tá voando. Alguém já passou por algo parecido? FB 1.5.2 SS, Linux Slackware, banco de 1,9 Gb.
>
> Desde já agradeço
>
> Mauro Spader
> Metalúrgica Altero

Olá Mauro,

Eu tenho tido problema semelhante diariamente (uma ou até duas vezes por
dia), mas desde antes dessa versão. Com uma base de aprox. 800MB, porêm
o número de usuários conectados (+- 160) e um ritmo frenético do uso da
base me pareçe ser o problema. A performance do banco tem deixado à
desejar. Todos os clientes (estações) operam o sistema através do
Browser (for WEB).

Exemplo: Fazer BACKUP com o sistema no ar então, nem pensar!. O Sistema
fica "rastejando" quando isso ocorre. Alguns relatórios (isso eu posso
melhorar com programação) fazem o sistema praticamente parar.

A base de dados acima está instalada num servidor Linux Fedora Core 2 e
recentemente mudei a instalação do Firebird 1.5.2 para a versão com NPTL
que é suportado pelo Fedora mas isso não ajudou em nada. A CPU é um
"avião" (DELL XEON 3,06 MHZ com 4GB de RAM, etc...).

Talvez um sistema de monitoramento como no Interbase 7.1 ajudasse a
localizar a fonte do problema; já que numa instalação com + de 160
usuários vc. dificilmente consegue uma informação consistente dos usuários.

Vou instalar a versão "Classic" (a qual ainda não experimentei); talvez
tenha algum ganho de performance já que tenho memória RAM sobrando no
equipamento.

Sds à todos.