[firebase-br] RETORNANDO TABELAS DO BANCO

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Ter Jan 4 20:45:03 -03 2005

Olá a todos este ano !!!

Primeiro lugar desculpem por a resposta anterior da
lista ter ido 4 vezes para a lista de discussão. Eu
não tenho idéia por que isso aconteceu :-P Não foi
intencional.

Bom amigos minha questão é:
Estou usando o seguinte método para o Banco de dados
me retornar as tabelas do meu sistema:

SELECT RDB$RELATION_ID, RDB$RELATION_NAME
FROM RDB$RELATIONS
WHERE (RDB$SYSTEM_FLAG = 0 OR RDB$SYSTEM_FLAG IS NULL)
AND (RDB$VIEW_SOURCE IS NULL)
ORDER BY RDB$RELATION_ID;

Isto funciona bem a contento, tanto para Firebird
1.0.X quanto para InterBase 7.X, exatamente igual.
Minha questão é se existe outra forma mais simples de
retornar as tabelas do banco? e a outra seguinte, é se
existe um meio de me retornar as tabelas uma a uma ou
pelo menos que me retornasse uma e  no próximo select
retornasse outra distinta da anterior e assim por
diante, para que ficasse mais fácio por dentro de um
"Array" na aplicação?

Delphi7 + InterBase7 + FIBPlus / IBO.
Servidores rodando em : Win2000, SOLARIS, FreeBSD,
Linux.

Obrigado a todos.