[firebase-br] Modelo Star (Estrela)

Otto ottofuch em terra.com.br
Dom Jan 2 20:48:54 -03 2005

1,5 trilhões de linhas?
Se cada linha, por hipótese tiver 100 bytes, seriam 150 trilhões de bytes,
se não me engano, 150 terabytes.
Meio grande...
100+
Otto
----- Original Message -----
From: <fuzari em task.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, December 27, 2004 10:24 AM
Subject: [firebase-br] Modelo Star (Estrela)

Bom dia a todos e espero que tenham tido um ótimo natal.

Estou iniciando em Firebird / Delphi6 e estou remodelando uma aplicação que
roda há mais de 10 anos em Clipper/DOS.

Alguém sabe me dizer se o FB suporta modelagem star em um BD?

É algo +- parecido com isso:

Tabela TEMPO
PK_Tempo
Mes
Trimestre
Semestre
Ano

Tabela PRODUTO
PK_Produto
Produto
Familia
Linha

Tabela LOCAL
PK_Local
Cidade
Regiao
Estado

DIMENSAO DATA (Relacionadas com as três acima:
PK_Dia
PKFK_Produto
PKFK_Tempo
PKFK_Local
Medida do Fato

Onde, simplificando o modelo obteriamos:
Tempo = 6.209 linhas
Produto = 50 linnhas
Regiões = 50 linhas
Fato = 100.064 linhas

E, realizando uma querie de todas as ocorrências do fato, no modelo star
(estrela), o resultado será de 1.553.243.440.000 linhas.

O FB suporta este tipo de modelo?

sds

Fuzari.