[firebase-br] [FireBird] pequenas duvidas

Otto ottofuch em terra.com.br
Dom Jan 2 20:35:58 -03 2005

Quanto aos problemas de energia, me lembro dos tempos dos mainframes, em que
cada instalação tinha que ter um sistema de geradores a entrar em
funcionamento pleno dentro de 3 minutos, e até lá, um poderoso sistema de
nobreak mantinha tudo em funcionamento. Além disso tinha que haver um
sistema de backup perfeito, sistemas de discos rígidos à prova de falhas, e
sites alternativos para catástrofes.
Só que  ... o custo é astronômico.
Então, nos casos baseados em PCs, os riscos a serem incorridos tem que ser
maiores, mas ainda pode-se usar raid 5, servidores espelhados, clusters de
servidores e vai por aí afora, dentro do valor dos dados e a
disponilibilidade exigida.
Ontem faltou luz na cidade do Rio de Janeiro durante cerca de uma hora.
Depois soube que houve um blackout cobrindo os estados do Rio de Janeiro e
Espírito Santo, em virtude de uma pane num sistema de distribuição numa
cidade do interior do estado de São Paulo, trazendo energia de Itaipú
Binacional.
Com este grau de integração, só sistemas de geradores locais muito
poderosos.
[]'s
Otto