[firebase-br] Perfomance PostgreSQL X Firebird , em acesso Remoto.

Andre C P andre em systempro.com.br
Seg Fev 28 15:03:54 -03 2005

Visando a questão de performance no acesso Remoto com o Firebird 1.0.3,
resolvi testar o PostgreSQL versão 7.3 , para minha surpresa notei uma
diferença muito grande no desempenho de ambos, ambos utilizam driver
DBEXPRESS, o driver do Firebird utilizado é o mesmo do Interbase disponível
no Delphi 7 , para o PostgreSQL foi utilizado o driver da empresa Vitavoom.
Nos testes como SELECTS o PostgreSQL mostrou-se no mínimo 2 vezes mais
rápido.
Acredito que a diferença no desempenho esteja no protocolo (Firebird porta
3050, PostgreSQL 5432) , não acho que faça alguma diferença a mudança para
versão 1.5.2 já que não encontrei informações de atualizações quanto a essa
questão.
Acharia interessante que talvez o Cantu ou algum colega da lista com algum
case de sucesso, pudesse esclarecer melhor as diferenças quanto ao Acesso
Remoto em relação ao PostgreSQL e Firebird,  ou alguma forma ou configuração
que otimizasse consideravelmente a performance .