[firebase-br] Create Database com IBEpert

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Ter Fev 22 13:12:26 -03 2005

Elizabeth,

Vamor por partes...
Não sei se você conhece outros bancos, como MySQL, PostGreeSql ou Oracle,
então friso que cada banco possui suas particularidades.

Dá para trabalhar muito bem com o FireBird na Web (ASP ou PHP) mas,
dependendo da sua aplicação - quantidade de usuários concorrentes, tamanho
do processamento, características do servidor (multi-processado) -  pode não
ser a melhor opção.

O FireBird não permite que você acesse num mesmo comando SQL dados de dois
bancos diferentes, mesmo no mesmo servidor, então sua idéia de
"modularidade" precisa ser explicada melhor.

Para Criar um banco, é só utilizar Create Database "nome da sua base" - o
resto você aprende depois....

SQL Dialect existe apenas para compatibilidade com versões antigas do
InterBase, então sempre use o Dialect 3.

PageSize está ligado diretamente com a performance do seu banco, PageSize
menores agiliza o Insert e o Update, mas deixa os selects mais lentos, um
PageSize maior deixa os selects mais rápidos, mas torna os Inserts e Updates
mais lentos. Uma aplicação WEB geralmente faz mais consultas, então
recomenda-se um PageSize maior...

Collate e CharSet indica ao banco se ele deverá considerar regras de
acentuação, ordenação e/ou diferenciação de minúsculas e maiúsculas de um
País ou Região específica. No FB Oficial não há um que seja Perfeito para o
Brasil, mas há alguns que chegam perto...

Este Aliás que você se refere, existe apenas no IBExpert, você não vai
utilizá-lo para mais nada...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática