[firebase-br] Create Database com IBEpert

Elizabeth Cosati bethcosati em yahoo.com.br
Ter Fev 22 12:19:47 -03 2005

Obs.: É a primeira vez que uso o Firebird.

* Estou tentando trabalhar com o "Firebird-1.5.0.4306-Win32" e o "IbExpert" para criar uma base de dados, a fim de servir uma aplicação ASP.NET.

1ª.Dúvida: Fiz a escolha correta?

* Preciso criar um sistema corporativo. Separei-o em módulos. E gostaria de criar um banco de dados com vários arquivos.

2ª. Dúvida: Como vou criar este banco através do IBEpert?

Obs.: Tive acesso a seguinte sintaxe:

create database '<caminho...\banco.fdb>' file '<caminho...\arquivo.fd1>' file '<caminho...\arquivo.fd2>' file <caminho...\arquivo.fd3>'; [Enter]

* Para fazer uma primeiro teste tentei criar uma Base de dados no IBEpert. Na janela "Create Database". Conforme orientação, fiz o seguinte: Server: Local; Database: <caminho...\banco.fdb>; Client Library File: gds32.dll; SQL Dialect: Dialect 3; Page Size: 1024; Charset: ISO8859_2. Além de não funcionar, não tenho acesso ao help do IBExpert, nem material de consulta, assim não sei a que corresponde:

3ª. Dúvida: Para que serve o Library File, SQL Dialect, Page Size e Charset?

4ª. Dúvida: Como criar alias? O que é necessário para o alias funcionar?