[firebase-br] Firebird com Lazarus

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Seg Fev 21 08:29:35 -03 2005

O FreePascal 1.0.10 é extremamente limitado quanto a banco de dados, Creio
que só funcione 100% com o MySql 3.23.
O FreePascal 2 (Ainda Beta) é mais rápido, flexível e poderoso, tendo
recursos (Units) para acessar quase todos os bancos de dados.

O Lázarus atual ainda é Beta, e roda sobre o Beta 4 do FPC (FreePascal) nem
um dos dois projetos (em suas versões Beta) estão maduros o suficiente para
grandes projetos.

Sistemas pequenos podem utilizar a dobradinha, mas na parte de conexão com o
banco de dados, recomendo utilizar diretamente a API do FireBird ala
Desenvolvedor C++, pois os componentes prontos tem muitos bugs e sérias
limitações, (até o FPC Beta 3, se alterasse uma Query em tempo de projeto,
ela não liberava o dataset, então não reconectava - violação de acesso!)

Apesar de olhar com atenção e carinho o FPC / Lazarus a mais de 4 anos,
percebo que meu sonho de montar um Ambiente nativo Windows/Linux 100% Free
(OpenSource) ainda vai demorar um pouquinho...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr