RES: [firebase-br] Tamanho

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Fev 17 15:58:31 -03 2005

MySQL é 2 ou 4 GB por Tabela, pois cada tabela é um arquivo em separado,
exceto em InnoDB, mas este é multi-file.

O FireBird, o tamanho da base está condicionada ao Sistema de Arquivos do
seu SO. por exemplo, em FAT rodando no Windows 9X é de 2GB por arquivo,
rodando em NT/2K/XP é de 4GB por arquivo. Se for NTFS é de 16TB.

No linux depende se o Sistema de arquivo roda em modo 32Bits (2 ou 4 GB) ou
64Bits (alguns TB). Atualmente todas as distribuições trabalham com a versão
de 64Bits, mas a 2 ou 3 anos atrás, a versão de 32bits prevalescia...

Lembre-se que uma base em FB também pode ser composta de vários arquivos
físicos (desde que estejam no mesmo computador), então podemos dizer que o
limite físico é beeeeem grande...

Mas há um limite hipotético, (que não me lembro agora) pela multiplicação da
quantidade máxima de registros por tabela (2 Bilhões para o FB 1.0)  pela
quantidade de tabelas...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática