[firebase-br] Urgente ???

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Qua Fev 16 21:09:11 -03 2005

Tente

RTF1.assign(RTF2)
Ou vc pode trabalhar com a propriedde TextPlain, a qual trata o conteudo do RTF como texto puro, ou com os caracteres de formatação.

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: Otto
To: FireBase
Sent: Wednesday, February 16, 2005 6:53 PM
Subject: Re: [firebase-br] Urgente ???

No Visual Basic 6, destacam-se duas constantes para métodos LoadFile e
SaveFile:

1) rtfRTF  - valor 0
com a seguinte descrição:
(Default) RTF. The file loaded must be a valid .rtf file (LoadFile method)
or the contents in the control are saved to an .rtf file (SaveFile method).

2) rtfText - valor 1
com a seguinte descrição
Text. The RichTextBox control loads any text file (LoadFile method) or the
contents in the control are saved to a text file (SaveFile method).

Isto no VB. Seria o caso de você descobrir as constantes usadas no Delphi
(se for este o ambiente de desenvolvimento que você estiver usando), e se
está usando uma constante equivalente à rtfRTF.

Eu já usei a constante rtfText exatamente para não salvar os caracteres de
markup do Rich Text Format. Você vê todos estes caracteres de markup se você
abrir um arquivo rtf com um editor de texto puro, como por exemplo, o bloco
de notas.

Desde que um aplicativo grave um texto com a constante rtfRTF e o outro
aplicativo abra o mesmo texto também com a constante rtfRTF, não vejo porque
perder os caracteres de markup. (Mark é sinal, e markup eram os sinais que
os revisores tipográficos antigamente usavam para indicar os locais onde
havia erros a serem corrigidos pelo tipógrafo. Depois o termo se generalizou
em editores de texto. No editor de texto Carta Certa, por exemplo, o markup
era feito explícitamente para quem estava redigindo um texto, algo parecido
com <negrito> para iniciar um trecho em negrito e <fimnegrito> para indicar
o fim (as palavras não eram extamente estas, só que não me lembro) - no Word
e outros editores de texto, a marcação fica escondida, mas você pode
torna-la aparente).

Um texto *.rtf, se aberto no bloco de notas, aparece assim

{\rtf1\ansi\deff0{\fonttbl{\f0\fnil\fcharset0 MS Sans Serif;}}
\viewkind4\uc1\pard\lang1033\f0\fs17
\par texo alterado
\par
\par ENDEREÇO COMPLEMENTO etc