[firebase-br] Duplo IP

Vagner vagnerdearaujo em ibest.com.br
Ter Fev 15 16:57:59 -03 2005

O problema deve ser olhado de fora do FB, pois o coitado não tem nada a
haver com a história.
Quando estamos falando de uma rede classe "C" 192.168.0.xxx estamos falando
em uma rede não roteável, que alguns constumam chamar de rede inválida, pois
não é possível navegar na internet com  esta rede.

Para que você saia para internet você precisa ter um ip válido, que no teu
caso é dinâmico e um ip interno da sua rede.
Toda solicitação para a internet deve sair com o ip válido na internet.
Vamos supor que o seu ip externo seja 200.204.0.10.
De qualquer máquina da rede acesse o endereço (www.abusar.org), você verá o
seu endereço ip válido ou seja (200.204.0.10) e não o ip da rede interna
(192.168.0.xxx).
Independentemente da máquina o ip que aparecerá no alto da página sempre
será o mesmo.
Isto quer dizer que há uma máquina (windows ou linux) fazendo a tradução de
endereço interno para externo e vice-versa (Network Address Translation).
Para quem utiliza o Linux basta criar uma regra de iptables para fazer o
nat.
Para quem possue o router da d-link, basta fazer a configuração no router
para realizar o nat de porta.
Agora se você possue um servidor windows, você terá que pesquisar alguma
ferramenta que faça o papel de servidor nat.
No servidor nat você irá especificar o teu endereço válido e a porta, além
do endereço e porta na máquina destino.
Portanto não há necessidade de mexer no FB para que se possa fazer a
conexão, e sim no esquema da sua rede.
O maior problema no teu caso é que o nat terá que ser reconfigurado sempre
que o ip for alterado, no mínimo uma vez por dia.