[firebase-br] COMPLEMENTO - Blackout = Perda de Dados

dirceu bol dirceu.h em bol.com.br
Sex Fev 11 14:56:40 -03 2005

Gerenciamento de energia com proteção para qualquer dispositivo eletrônico.

Em tempos de tempestades e por conseqüência altos índices de descargas
elétricas, devemos nos preocupar com a qualidade da energia em que nossos
equipamentos estão conectados. Na sua maioria os equipamentos críticos têm
custos elevados e são extremamente sensíveis aos possíveis danos causados
por variações como: surtos, picos, quedas ou ruídos na energia. Para isso,
apresentamos uma tabela com as definições para cada situação apresentada.

       A Black Box Explica - Problemas de Energia
      A Ameaça A Causa  O Efeito
      Queda
      Uma queda é um declínio no nível de tensão. Também conhecida como
"brownouts", quedas são os problemas de energia mais comuns.
     As quedas podem ser causadas localmente pela alta exigência na partida
de dispositivos elétricos tais como motores, compressores e elevadores.
      As quedas podem também acontecer durante períodos do uso elétrico
elevado, como durante uma onda de calor.
     As quedas são freqüentemente a causa de inexplicáveis panes aleatórias
no computador tais como travamento de sistema, teclados congelados e perda
dos dados.
      As quedas podem também reduzir a eficiência e a vida útil dos motores
elétricos.

      Blackouts
      Um blackout é uma perda de energia total.
     Blackouts são causados pela demanda excessiva de energia, um ato da
natureza tal como o relâmpago ou um terremoto ou um acidente humano tal como
um carro que bate num poste de energia ou um trator que escava no lugar
errado. Naturalmente um blackout faz tudo parar completamente. Você também
perde todos os dados não salvos armazenados na RAM e pode mesmo perder todos
os índices de seu hard drive.
      Picos
      Um pico, também chamado um impulso, é um aumento instantâneo, drástico
na tensão.
     Um pico geralmente é causado por uma queda de relâmpago próxima mas
pode também ocorrer quando a energia é restaurada após um blackout. Um pico
pode danificar ou destruir completamente componentes elétricos e também
causar a perda dos dados.
      Surtos
      Um surto é um aumento na tensão que dura ao menos 1/120 de um segundo.
     Quando o equipamento de alta potência tal como um condicionador de ar é
desligado, a tensão adicional é dissipada através da linha de energia,
causando um surto. Os surtos forçam os componentes eletrônicos delicados,
causando desgaste precoce.
      Ruído
      Um ruído elétrico, chamado mais tecnicamente interferência
eletromagnética (EMI) e interferência de radio freqüência (RFI), interrompe
o seno da onda estável esperado da energia elétrica.
     O ruído tem muitas causas, incluindo relâmpago próximo, chaveamento de
carga, equipamento industrial e transmissores de rádio. Pode ser
intermitente ou crônico. O ruído introduz erros em programas e arquivos de
dados.