[firebase-br] TIBEvents + Firewall

Firebird firebird em psexplorer.com.br
Qua Fev 9 18:38:53 -03 2005

Olá..

Tenho um sistema desenvolvido em delphi 6 que utiliza o Firebird.
Para acessar os dados utilizo o IBX.

Há tempos tenho problemas para monitorar os eventos do firebird quando
ele tem que passar por um firewall.
Qualquer firewall, do iptables ao Windows XP SP2.

Monitorando as portas da máquina servidor do Firebird, verifiquei que
não há uma porta fixa para os eventos do firebird.
Ele (O IBX) conecta em portas diferentes a cada conexão,  34461, 34464 e
por aí vai...

Então quando eu tenho que passar por um firewall, a conexão trava, como
se o firebird ficasse procurando alguma porta pra passar o evento. Aí,
ou desligo o monitoramento de eventos, ou desligo o firewall.  :oS

Gostaria de saber como fazer para que o TIBEvents passe pelo firewall.
Se tem como fixar uma porta para o TIBEvents,
Ou outro componente free, que faça isso.

Obrigado.
Marcos M. de Souza
São Paulo - Brasil