[firebase-br] comandos SQL especificos do FB como select first eoutros

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Fev 6 02:47:20 -03 2005

ola Bruno.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

a sintaxe dos comandos SQL, digamos, convencionais, do Firebird voce
encontra nos manuais do Interbase 6... e os comandos adicionais, os
exclusivos do Firebird, voce encontra nos release notes das RCs do FB, sendo
que quando a versao 1.5 do FB ficou pronta, foi colocado na roda um release
notes em portugues brasileiro, no qual, acredito eu, sao mencionadas todas
as novidades exclusivas da versao 1.5 do FB...

nesse ultimo release notes ao qual me refiro, voce podera, entre outras
coisas, pegar o principio da coisa no que diz respeito ao SELECT FIRST XX
SKIP...

tanto os manuais do Interbase 6 quanto esse release notes ao qual eu me
referi voce pode encontrar e baixar rapidinho na area de downloads da minha
pagina (www.RedDevil.eti.br "Menu Principal" ---> "Downloads").

e para voce pegar o principio da coisa no que diz respeito ao RDB$DATABASE,
basta que voce leia os artigos da FireBase apontados pelos links æ abaixo,
okeyz?

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=114

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=234

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=421