RES: [firebase-br] Esse banco eu quero! O Firebird 1.5.2 traz ...

Cristiano - CPD cristiano-joaquim em auroraalimentos.com.br
Sex Fev 4 08:55:43 -03 2005

Bom dia a todos, Bom dia Otto.

Comprei a Revista Info deste mês li a reportagem que foi realizada a
Respeito do Firebird.

Estarei passando os comentários da reportagem:

TÍTULO: Esse banco eu quero !

O Firebird 1.5.2 traz recursos de bancos de dados poderosos, sem custar
nenhum centavo - Por Eric Costa.

A Galera dos Bancos de Dados Open Source está ficando cada vez mais robusta
e versátil.
Junto ao MySQL e PostgreSQL, o Firebird anda esbanjando músculos. Nascido de
uma iniciativa da Borland de abrir o código do seu banco Interbase 6, o
Firebird chega à versão 1.5.2 bem diferente. Para começar, foi completamente
traduzido da Linguagem C para C++. Outra novidade são as nested
transactions, que permitem aplicar novas regras de negócio quando uma
transação encontra um erro, sem precisar desfazer toda a operação. Foram
mantidos, claro, os pontos fortes do Firebird em relação aos outros banco de
dados de código Aberto. Exemplos são os recursos de triggers, stored
procedures e transações concorrentes.
--------- O Eric comenta que testou a versão SuperServer do FB ---------
--------- EM relação a versão Classic, comenta que ela é dedicada a
ambientes de desenvolvimento, permitindo o acesso direto aos arquivos de
dados e rodando tarefas em vários processos ----------
---------- Seus comentários sobre a versão SuperServer:
- A versão SuperServer é sob medida para voar: usar threads, que
possibilitam criar tarefas de forma mais leve do que processos, consumindo
menos memória e recursos do sistema Operacional. Em compensação, o
SuperServer não permite abrir os arquivos de dados diretamente.
	Foi realizado testes na INFOLAB utilizando uma máquina Athlon XP 2200+ com
Win2003. Criaram uma base de dados com o IBExpert. Comentou que uma
limitação do Firebird é não ter nenhuma interface de Administração (no seu
ponto de vista).

A pontuação para o Firebird 1.5.2 Superserver na Revista:

RECURSOS: 7,5 - Traz todos os pacotes básicos de funções dos bancos de Dados
Comerciais.
FACILIDADE DE USO: 6,5 - Não tem Interface gráfica de Administração,
precisando de Ferramentas Auxiliares.
COMPATIBILIDADE: 9,0 - Tem versões para Windows, MacOS, Linux e outros
sistemas baseados em UNIX.
AVALIAÇÃO FINAL: 7,7

A MÉDIA FOI PONDERADA CONSIDERANDO OS SEGUINTES ITENS E RESPECTIVOS PESOS:
RECUSOS (40%), FACILIDADE DE USO (30%) E COMPATIBILIDADE (30%).

Agora, vamos as nossas opniões sobre a reportagem.

FALOU,

Cristiano Joaquim
Depto: CPD
AURORA ALIMENTOS
FONE: 6423-2241
SAC: 0800-113500
E-mail: cristiano-joaquim em auroraalimentos.com.br
<mailto:cristiano-joaquim em auroraalimentos.com.br>