[firebase-br] group by (Não sei se é OFF-Topic)

Rodrigo Flausino rodrigoflausino em yahoo.com.br
Qui Fev 3 16:04:04 -03 2005

E aí, pessoal, beleza !

Sou novato em Banco de Dados e tenho uma dúvida :
estou usando IBAccess/Firebird no Linux e no comando
SQL eu tento agrupar os dados com o group by. Só que
dá o seguinte erro :

"Dinamic SQL Error - Invalid Expression in the select
list (not contained in either an aggregate function or
the GROUP BY clause)".

Abaixo tem o comando sql que estou tentando rodar :

SELECT GC.ID_ESCOLA, GC.ID_CURSO, GC.ID_MATERIA,
GC.SERIE, GC.CARGA_HORARIA, M.NOME, M.CLASSIFICACAO,
C.NOME FROM GRADE_CURRICULAR GC,CURSO C INNER JOIN
MATERIA M ON (GC.ID_MATERIA=M.ID_MATERIA) WHERE
(C.ID_CURSO=GC.ID_CURSO) GROUP BY M.NOME .

Será que alguém pode me ajudar ?Não sei o que
significa este erro e não sei se esta pergunta é
OFF-Topic (pois tenho dúvida sobre sql).

Obrigado pela compreensão !
Rodrigo Flausino.