Re: [firebase-br] Firebird não tem ? e é necessario ?

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Fev 2 18:20:51 -03 2005

Escreve a Helen (página 220, tradução livre)"
"Schema scripts
Com oFirebird, com com todos sistemas gerenciais de bancos de dados SQL
verdadeiros, você constroi sua base de dados e seus objetos, os metadados ou
schema do banco de dados, usando declarações (statements)  de um subconjunto
especial das declarações SQL conhecido como Linguagem de Definição de Dados
(Data Definition Language) ou DDL. Um lote (batch) de declarações DDL num
arquivo texto é conhecido como script. Um script ou conjunto de scripts
podem ser processados diretamente pelo isql na linha de comando ou através
de uma ferramenta que fornece uma interface amigável ao usuário para
capacitação de processamento de scripts isql (for isql's script processing
capability)".
Na página 207 esclerece:
"Metadados
Coletivamente, objetos definidos dentro de um banco de dados são conhecidos
como seus metadados ou, mais tradicionalmente, se schema. O processo de
criar ou modificar metadados é referido como definição de dados (data
definition)".
Quanto à linguagem procedural, não seria ela a Firebird PSQL usada para
criar stored procedures (Helen, página 601)?
O que é, a para que serve um tablespace?
100+
Otto