Re: [firebase-br] Firebird não tem ? e é necessario ?

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qua Fev 2 13:14:07 -03 2005

Chris,

São paradigmas diferentes... O Oracle tem SGA, e tem uma outra infinidade de
coisas...

O FB é extremamente mais simples de se configurar (aliás não precisa
configurar nada, é só startar o servidor e usar o banco), e de se manter.

É claro que Schemas e TableSpaces podem melhorar a segurança e o desempenho
mas isto em si não é uma vantagem, pois um Oracle precisa ter um DBA de
plantão, precisa ficar administrando o tamanho e taxas de crescimento de uma
base de dados, o Oracle é mais sensível a fragmentação que o FB, e um
restore (se tiver que reinstalar o servidor) pode levar de algumas horas até
2 ou 3 dias, enquanto que no FB é só perder 2 minutos para instalar o
servidor (Start, Next, Next, Finish) e alguns minutos para restaurar o
backup.

Não dá para comparar um banco (FB) cujo instalador cabe em 3 Disquetes e
toda a documentação em PDF cabe em 6 ou 7 disquetes e o Oracle que vem em 3
CDS...

Quanto às suas dúvidas, provavelmente nunca o FB terá schemas e
TableSpaces... Mas o FB terá suporte a módulos externos para autenticação e
criptografia e talvez (foi discutido há algum tempo na Lista Internacional
mas não se chegou a nenhum consenso) em breve a possibilidade de se criar
arquivos de dados e índices separados.

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática