[firebase-br] Alterar Senha dos Usuários

Edson T. Marques marques em oriontec.com.br
Qua Fev 2 08:50:13 -03 2005

E aí, joinha?

Olha meu, não sou versado em IB/FB, mas o gsec é um dos aplicativos
utilitários que acompanham o IB/FB. Se você acessar o diretório de
instalação do FB, por exemplo, e entrar na pasta BIN, vai ver lá uma
série de executáveis. Um deles é o gsec. Este aí, basicamente, serve
para possibilitar a manipulação dos dados do arquivo isq4.gdb (IB e FB
antes da versão 1.5) e security.fdb no FB, esses arquivos guardam os
dados os usuários e senhas dos quais você pode controlar os acessos aos
"objetos" dos bancos de dados que você criar. Não confundir: Aqui você
so controla papeis (holes), usuários e senhas, o acesso é controlado no
proprio banco de dados (mas isso você já deve saber).
Para saber mais sobre o gsec, abra um prompt de comando, vá lá no
diretório BIN e digite ./gsec -h (linux) ou gsec -h (windows)

Espero ter ajudado.
Edson.