Re: [firebase-br] É possível ordenar pelo apelido usando um group by?????

Luciano Keunecke panorama_luciano em yahoo.com.br
Ter Fev 1 17:24:27 -03 2005

Funcionou cara. Valeu

Eduardo Jedliczka <eduardo em gerasoft.com.br> wrote:Se você utilizar o FB 1.5 pode usar group by pelo nº da coluna...

Se utilizar o FB 1.0, acho bom você criar uma view...

[s]

==========================
Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr

From: "Luciano Keunecke"

To: "Firebird"

Sent: Tuesday, February 01, 2005 4:42 PM
Subject: [firebase-br] É possível ordenar pelo apelido usando um group
by?????

> Pessoal:
>
> Estou precisando emitir um relatorio das compras de mercadorias dos
produtos, somando a quantidade e o total de cada produto em um determinado
periodo. Sendo que o valor total de cada produto precisa aperecer em ordem
decrescente. Abaixo o sql:

> select i.produto i_produto, p.descricao p_descricao,
> sum(i.total) valor_produto,
> sum(i.quantidade) quantidade_produto
> from it_entrada i
> left outer join entrada e on(e.numero = i.numero)
> left outer join produto p on(p.cadastro = i.produto)
> where e.recebimento between :data_inicial and :data_final
> group by i.produto, p.descricao
> order by valor_produto desc, i.produto, p.descricao,
> quantidade_produto
>
> Este sql funciona no paradox, mas no firebird nao funciona. Parece
que o banco de dados nao aceita ordernar por um apelido quando é utilizado
um group by. Para que o sql traga a soma da quantidade e o total de cada
produto, não é possível incluir os campos quantidade e total no group by. Já
tentei de várias formas mas não consegui. Alguem poderia me ajudar???