[firebase-br] Store Procedure

Carlos Antônio Ferreira da Silva carlosmuzambinho em yahoo.com.br
Sáb Dez 31 18:09:55 -03 2005

Variáveis GLOBAIS nas SP ...
* Infelizmente, não existem até a versão 1.5.x
do Firebird, variáveis GLOBAIS nas SP. Dizem que nas próximas versões, 2.0
ou 3.0,
tal possibilidade será implementada, como também gravação se senha no
próprio B.D.,
incremento de velocidade(mais AINDA !)
e monitoramento de transações abertas (este já em fase de acabamento) e
usuários (este já implementada) ;

IDÉIA :
* Para contornar isto, você pode criar uma table de nome "Vars_SP",
e nesta criar campos conforme a necessidade, para se gravar valores em uma
SP,
e , quando necessário, recuperar em outra .

Conclusão ;
No meu ponto de vista existem poucas "limitações" no Firebird, MAS esta é
uma delas.

Aos leigos ou "semi-leigos" :
No MEU ponto de vista as vantagens compensam, como sabemos :
=> B.D. Free e sob ALTO desenvolvimento de um conjunto de profissionais
extremamente competente ;
=> Já EXTREMAMENTE mais rápido que seu principal "rival", o INTERBASE 7.0 ;
=> Funciona em mais de 10 plataformas diferentes, entre elas Windows, Mac
OS, Linux e outros Unix "da vida" ;
=> Extremamente rápido até se comparado a B.D. enxutos (para não dizer sem
recursos) como o MYsql.
=> Stored Procedures, Triggers, Generators, Domains, e outras possibilidades
existentes HÁ MAIS DE 10 ANOS ,
ou seja, amplamente testadas ;
=> Este B.D. existe há mais de 20 anos no mercado, ou seja, é "digno de
respeito" . Não foi criado há 6 anos atrás ;

Espero ter ajudado com a Idéia,
Carlos A.F.S.
Professor de Informática - CEFET - Muzambinho - MG
Analista de Sistemas - Ferreira & Souza Informática