[firebase-br] Zeos com ClientDataSet (Off-Topic)

Augusto augusto em cmsolucoes.com.br
Seg Dez 26 11:33:37 -03 2005

A maneira que estou utilizando para distribuir os objetos é
simples.

  A conexão com o BD (Database, Querys e etc) está em um
datamodulo remoto (Remote Datamodule), as telas (Clientes)
ficam apenas com um componente TClientdataSet  e um
DatasetPrivider, a comunicação entre o Cliente e o Remotedatamodule
é feita  via DECOM. os objetos de negócio (rotinas internas) tbm
estão sendo executas via essa conexão.

  a vantagem é que vc pode distribuir os componentes de seu sistema
em "aplicativos separados";

exemplo;

    1) vc tem a TELA de entrada de pedidos rodando no PC do usuario;
    2) a lógica (negócio) relacionado a entrada de pedidos
        (limitadores de saldo do cliente, baixa de produtos, impostos e
etc..)
        rodando em uma DLL em outra máquina. Sempre uma mais potente.
   3) a parte de conexão e atualização dos dados no BD rodando em uma outra
       máquina , tbm potente.

com isso vc;
    1) Economiza licença cliente de banco de dados;
         no FireBird não precisa pagar mas em outros banco de dados (ORACLE,
MSSQL)
         vc tem que pagar pelas licencas clientes. como a conexão com o BD
está em apenas
         uma maquina, vc pagfa somente uma licensa.
    2) Seu  "negócio" fica separado da interface no seu sistema, logo vc
pode desenvolver
        apenas as interfaces em qq linguagem (web ou não) sem precisar mexer
(na maioria dos casos
        refazer) nas rotinas mais complicadas;
    3) a manutenção fica mais fácil. pois vc só precisa atualizar uma
máquina quando alterar
        alguma coisa nas lógicas prinicipais. (não contando com a
interface).
    4) não precisa ter máquinas clientes poderosas, pois as rotinas
principais vão estar nos servidores
        de aplicação e de conexão com o BD.
    5) vc pode conectar seus sistemas via internet, linha telefonica, rede e
etc... deixando apenas
        a aplicação cliente (interfaces, telas) nas máqiunas clienetes.
    6) simpifica o processo de suporte, pois é uma droga ficar tendo
problema de conexão com o BD
        nos clientes e discobrir que o cara instalou os aplicativo da
Receita e etccc

    entre outras.

porém a idéia é utilizar esta estrutura em um ambiente corporativo (empresas
grandes).

[]'s
Augusto