[firebase-br] Migrando do IB para o FB

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Dez 20 22:23:27 -03 2005

ola Luis,

Post By Luis Rocha:
>[cut]
> Neste contexto, gostaria de tirar umas dúvidas, considerando que ainda sou
> leigo quando se trata de bases CS:

> 1) Os componentes do IBExpress funcionam normalmente com o FB?

ate onde eu sei, segundo o que leio nos posts aqui da lista, ate agora
voce pode acessar o Firebird com os componentes do IBX sem nenhum
problema...

> 2) Com o D2005 com IB7.1 no ambiente de desenvolvimento, o que devo fazer
> para usar o FB? Desistalo o IB, instalo o FB e uso o Delphi como se nada
> tivesse acontecido?

caso voce nao tenha usado nenhum recurso exclusivo do IB 7.1 (pelo que
voce escreveu, eu creio que nao deve ter usado), basta voce fazer um
backup do teu banco com o IB 7.1, desinstalar a criança, instalar o
Firebird 1.5.2 (esta eh a ultima versao do FB considerada "estavel"),
restaurar o teu backup no Firebird e pronto, basta decolar a nave e
seguir direto para a terceira estrela a direita, rumo ao amanhecer...

> 3) Quais outros cuidados devo tomar, logo de saída, para não entrar em um
> beco sem saída?

eu te aconselharia (conselho sempre vem em sabor gratuito e nao faz
nenhum mal...;o) a trocar o teu componente de acesso, pois mesmo que ate
agora o IBX nao apresente nenhum problema no que diz respeito ao acesso
ao Firebird, eh inevitavel que um dia isso venha a acontecer, que o IBX
se torne incompativel com o as futuras versoes do Firebird, e ae sim,
voce nao apenas estaria em um beco sem saida, mas tambem teria um
pitbull junto contigo no beco...

ja que voce atualmente trabalha com o IBX, voce podera usar o MDO, o
qual eh free e foi baseado no IBX, ou entao voce podera fazer um
investimento em si mesmo, na qualidade e na facilidade do teu trabalho e
usar o melhor e mais completo pacote de componentes para acesso ao
Firebird/Interbase, o IBObjects... veja maiores detalhes sobre isso na
pagina apontada pelo link abaixo...

http://www.FireBase.com.br/fb/IBO.html

> 4) Qual é uma boa literatura para aprofundar no assunto, além dos artigos
> nas páginas afins?

atualmente, sem nenhuma sombra de duvida, o livro Firebird Essencial eh
indispensavel para quem trabalha com o Firebird... voce podera ver
maiores detalhes sobre ele no link abaixo...

http://www.firebase.com.br/fb/livro/fbessencial

> Desde já agradeço,

nao agradeça... amanha voce estara recebendo um e-mail com o numero da
conta e o valor do deposito a ser feito (brincadeirinha...;o).

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects